O Movimento de Mulheres Negras na Paraíba e a Rede de Mulheres de Terreiro da Paraíba lançam, neste Março de Lutas, o Dossiê Racismo Religioso – Ataque à imagem de Iemanjá em João Pessoa/PB, marcando o 21 de Março de 2023, dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.
O documento traz um apanhado de informações sobre os diversos ataques
sofridos pelas religiões de matrizes africanas com as constantes depredações ao símbolo da fé e da devoção sagrada que é a estátua de Iemanjá, desde 2013.
Da mesma forma, traz as várias ações desenvolvidas por casas de candomblé, movimentos sociais de terreiro, redes de mulheres, fóruns e organizações que desde o primeiro ataque demonstraram sua indignação com o descaso do poder público municipal à reincidência do racismo religioso e solicitaram as devidas providências.
Assinado por 14 organizações, grupos, coletivos e movimentos sociais da Paraíba, o Dossiê traz, na íntegra, documentos datados do momento em que foram divulgados e protocolados. Ao analisar cada um dos documentos compilados, foi constatado que ao longo de uma década houveram muitas ações na tentativa de evidenciar esse racismo religioso com atos públicos, notas de repúdios, tentativas de diálogos com a gestão executiva municipal, com outros entes, diálogos com parlamentares, várias demandas foram apresentadas, documentos protocolados. E muitas promessas foram feitas, mas não foram executadas, de modo que ecoa mais uma vez o grito: IEMANJÁ FOI DEGOLADA PELOS INTOLERANTES RELIGIOSOS NA PARAÍBA! INTOLERÂNCIA RELIGIOSA É CRIME! RACISMO RELIGIOSO É CRIME!
Clique AQUI para fazer o download gratuitamente.
Petição On-line
Ainda dentro das ações do Março de Lutas, o Movimento de Mulheres Negras na Paraíba e a Rede de Mulheres de Terreiro da Paraíba lançam a Petição on-line, com o objetivo de requerer do poder público um plano de ação governamental realizado em diálogo com os movimentos sociais, de mulheres negras e de terreiro, que possa garantir o cuidado com a imagem de Iemanjá a partir das propostas do Dossiê.
Clique aqui e contribua com a luta antirracista.