Por Pery Camilo
A Abayomi-PB promoveu, nesta segunda-feira (10), um minicurso on-line dedicado à obra de Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira mulher romancista brasileira. O evento, realizado por plataforma virtual, reuniu estudantes, professores, pesquisadores da literatura para uma imersão na produção da escritora maranhense, destacando sua relevância para a literatura nacional e a luta contra o racismo estrutural.

Facilitado pela professora Dr.ª Uliana Gomes e pela escritora e graduanda em História Priscila Rocha, ambas ativistas da Abayomi PB, o curso foi projetado como uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e experiências de forma a permitir que os participantes refletissem sobre a trajetória e o papel da obra de Maria Firmina dos Reis, incluindo o livro “Úrsula,” um dos primeiros romances brasileiros sobre escravidão contados do ponto de vista das pessoas escravizadas, publicado em 1859. Além de sua obra mais famosa, foram mencionados também contos e poemas, enfatizando a autora como uma pioneira da literatura afro-brasileira.

Durante o encontro, houve discussões sobre a importância de celebrar a obra de uma mulher negra cuja produção literária foi invisibilizada nos cenários acadêmico e literário. “Maria Firmina dos Reis foi uma voz fundamental em seu tempo, mas só recentemente está recebendo o reconhecimento que merece,” destacou a Dra. Uliana Gomes.

A iniciativa integra a agenda do “Março de Lutas”, organizado pela Rede de Mulheres Negras do Nordeste, e promoveu um momento de reflexão, incentivando ainda mais pessoas a conhecer e ecoar a obra de intelectuais negras como Maria Firmina dos Reis, reforçando o entendimento de seu legado na literatura brasileira, e fortalecendo a missão da Abayomi PB de dar destaque à cultura afro-brasileira e contribuir para a luta contra o apagamento histórico das intelectuais negras e negros.