Na última quinta-feira (09.02), a Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba realizou um encontro precioso para apresentar as novas ativistas que chegam para fortalecer a luta antirracista e pelo bem viver na Paraíba.
Ao todo, seis mulheres negras foram convidadas para compor esse novo momento da Coletiva, são elas: Priscila Gabriela Rocha Silva, Rebeca Kelly Gomes da Silva, Janiffer Medeiros, Priscila Gabriela Rocha Silva, Aparecida de Lourdes Silva Camilo Rodrigues (Pery Camilo), Kamylla rayanne Gouveia Simões e Tatiane dos Santos Silva.
Uma das perguntas que nortearam o Encontro Precioso foi “O que trouxe vocês até aqui?”, e as respostas vieram carregadas de afeto e reafirmando que “os nossos passos vêm de longe”:
“A Abayomi é espaço de afeto e afeto é potência… Para mim, a Abayomi é lugar de pertencimento, que foi uma força para mim durante a pandemia”, afirmou Priscila Rocha.
“Vim porque enquanto sozinhas não conseguimos ir muito longe…lugar de acolhimento e afeto que nos fortalece”, disse Pery Camilo.
“Vim para saber mais sobre mim e sobre as minhas”, afirmou Tatiane dos Santos.
“Vim pela história. Para dar continuidade ao que foi interrompido e em busca de fortalecimento”, ressaltou Rebeca Gomes.
“Eu vim para somar com essa potência”, concluiu Jennifer Medeiros.
“Sempre admirei muito a Abayomi e quis participar, mas não era a hora. Chegou o momento. Me sinto pronta para contribuir”, destacou Kamyla Goveia.
Conheça um pouco mais sobre cada uma das novas ativistas da Abayomi PB:
Priscila Gabriela Rocha Silva – mulher negra filha de seu Zezinho e dona Lusimar. Coordenadora Geral do centro acadêmico de História Eduardo Galeano, graduanda em Licenciatura plena História UEPB Campus I, coordenadora do Cuca Paraíba, poetisa marginal e produtora cultura.
Rebeca Kelly Gomes da Silva – Mulher negra, paraibana, feminista e ativista antirracista. Sou psicóloga (CRP-13/9434) e mestra em Psicologia Social pela UFPB. Doutoranda em Psicologia pela UFPE. Professora universitária e psicóloga clínica com foco na promoção da saúde mental de mulheres. Pesquisadora sobre saúde mental e gênero, políticas de cuidado e feminismo negro. Integrante do Movimento de Mulheres Negras na Paraíba, Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es e Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba.
Janiffer Medeiros – Sou uma mulher preta, nordestina, trancista e profissional especializada em cabelos naturais, cacheados e crespos. Faço meu trabalho sempre buscando valorizar a estética afro, resgatar nossa historicidade e ancestralidade através da arte das tranças. Também sou formada em Licenciatura Em História, o que contribuiu grandiosamente para minha formação e afirmação como mulher negra.
Aparecida de Lourdes Silva Camilo Rodrigues (Pery Camilo) – Graduada em jornalismo, com extensão em comunicação política. Atua nas áreas de assessoria de comunicação e mídias sociais. Mulher preta, empoderada e ativista na luta antirracista.
Kamylla Rayanne Gouveia Simões – Historiadora, formada pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do ensino básico. Membro do grupo de pesquisa a ProjetAH – história das Mulheres, Gênero e Sertão. Ativista no movimento de mulheres negras na Paraíba.
Tati Santos – Mulher preta, jogadora e treinadora no futsal feminino. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola, graduada no curso de Licenciatura em Educação Física, com estudos na linha sociocultural.