Nossas Ativistas

Durvalina Rodrigues

Doutoranda e Mestra em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculada à linha de Pesquisa Saúde, Corpo, Gênero e Geração, com estudos direcionados à Saúde da População Negra; Políticas Públicas e Feminismo Negro; Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça/UFPB; Especialização em Políticas e Gestão do Cuidado com ênfase no apoio Matricial/UFPB; Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa/UNIPÊ. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura (GRUPESSC/UFPB); participa do projeto intitulado Estado, populações e políticas locais no enfrentamento à Pandemia de COVID-19 (ANTROPOCOVID), vinculado ao CNPQ. Integrante fundadora e coordenadora executiva da Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, compõe as coordenações da Rede de Mulheres Negras do Nordeste e da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB).

Terlúcia Silva

Natalense radicada na Paraíba, feminista negra, Assistente Social,  Mestra em Ciências Jurídicas. Ativista de movimentos sociais desde os 13 anos, passando por movimentos comunitários, estudantil, negro, feminista e de mulheres negras. É uma das fundadoras da Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba. Tem experiência de atuação em ONG de mulheres negras, com o desenvolvimento de atividades formativas e de incidência sobre questões de violência doméstica e familiar, Educação para as relações etnicorraciais, políticas de saúde e assistência social. 

Possui formação e experiência com captação de recursos, elaboração, gestão e execução de Projetos Sociais.

Tem sua trajetória reconhecida em diferentes premiações:
2025 – Verbete no Dicionário de Mulheres Paraibanas ISBN digital: 9788572213387 – Organizadoras: Ana Maria Veiga, Dayane Nascimento Sobreira, Glória Rabay e Susel Oliveira da Rosa – São Paulo: Pimenta Cultural, 2025.
2019 – Título de Reconhecimento Buyìn Dudu – Recontando nossas Histórias – Cedido a mulheres negras que atuam na perspectiva da afirmação da identidade negra e do enfrentamento ao Racismo na Paraíba. Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba. João Pessoa/PB.
2018 – Diploma Mulher Cidadã Ednalva Bezerra. Câmara Municipal de João Pessoa/PB.
2016 – Comenda “Yanassô – Akala – Adetá” (Mulheres Empoderadas), Ile Asè Odenita. João Pessoa/PB.
2010 – Mulheres Fazendo História: Patrimônio da Cidade. Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB.

Pery Camilo

É jornalista com mais de 8 anos de experiência em comunicação institucional. Especialista em transformar informação em ferramenta de escuta, mobilização e justiça, tenho como missão comunicar com ética, estratégia e afeto.

Como ativista na Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba – aplica a experiência ao serviço da luta antirracista e feminista negra, desenvolvendo campanhas de impacto, conteúdos educativos e incidência política.

Tem formações complementares em Letramento Racial, Gestão de Liderança de Pessoas, Mídias Sociais e Comunicação Política, com atuação voltada para o serviço público, os coletivos sociais e os territórios.

Priscila Rocha

É integrante da Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras, integrante da equipe de comunicação da Rede de Mulheres Negras do Nordeste, Graduada em Licenciatura plena em História no campus I da UEPB, poeta marginal,  e escritora.

Thais Vital

Mãe, jornalista, social media, Mestra em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba, ativista e coordenadora da comunicação da ABAYOMI – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, Coordenadora da Comunicação da Rede de Mulheres Negras do Nordeste. 

Uliana Gomes

Ativista negra e integrante da Abayomi PB. Doutora em Antropologia, com formação  em Ciências Sociais, História e Pedagogia. Professora e pesquisadora.