Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba Uncategorized Contra o racismo e todas as formas de violação de direitos contra as Mulheres – A Abayomi segue em Marcha contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver!

Contra o racismo e todas as formas de violação de direitos contra as Mulheres – A Abayomi segue em Marcha contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver!


Mulheres negras são as principais vítimas feminicídio no Brasil, somando 75% dos assassinatos no primeiro semestre de 2020, conforme os dados da violência divulgados pela Agência de Notícias do Instituto Patrícia Galvão.
Os casos de feminicídio subiram 21% com a pandemia, segundo pesquisa do TJ-RS, a maioria destes são cometidos por companheiros e ex companheiros.
No caso das mulheres negras, somam-se a essas, as mortes por violência obstetra e os transfeminicídios motivados pela cor da pele.


Os dados comprovam que a violência e o racismo andam juntos. De acordo com o Atlas da violência de 2021 do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, as mulheres negras são as mais vitimadas em homicídios no Brasil e os quesitos raça/cor são fatores de risco em diversas violações.
Os dados revelam ainda que, para cada mulher não negra morta, são assassinadas 1,7 mulheres negras. Em 2019, 67% das vitimas de homicídio foram mulheres negras, num total de mais de 1.200 mulheres assassinadas no país.

Diante de revelações tão alarmantes, a Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba- Abayomi/PB, entende que a agenda do 8 de Março vá além da celebração do Dia Internacional da Mulher. E como integra a Rede de Mulheres Negras do Nordeste e AMNB – Articulação de Mulheres Negras Brasileiras, a Abayomi/PB está mobilizada na construção e visibilidade do Março de Lutas, uma agenda ampliada com diferentes ações ao longo do mês de março. Com ações de reivindicação, denúncia do racismo e exigência de implementação de políticas públicas urgentes e eficazes.


A proposta é que o 8 de Março ande de mãos dadas com o 21 de Março, Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial, com a meta de fortalecer estratégias de luta no enfrentamento a violência contra as mulheres, dando maior visibilidade do feminicídio negro crescente, e de se criar reações coletivas no combate ao racismo e suas várias facetas contra a população negra, assim como exigir o comprometimento dos poderes públicos .

Agenda Abayomi/PB no Março de Lutas


Nos dias 05 e 06 – participação no Encontro das Mulheres Marisqueiras da Paraíba, sob o tema: “Vida e Solidariedade das Mulheres”
A agenda continua nos dias 12 e 13 com a realização do Encontro: Refletindo Sobre o Autocuidado, com a participação de todas integrantes.
No dia 19, haverá o encontro “Tarde das Pretas” – ação no Terreiro de Mãe Mocinha, em Santa Rita e no dia 21, será o lançamento do Podcast “Pretas Paraíba”, com a condução de Durvalina Rodrigues e Uliana Gomes.

8 de março –
No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data celebra as muitas conquistas feministas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como reflexão e alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo. Ano após anos as mulheres de todo o mundo se mobilizam no dia 8 de março, para reafirmar a luta pela conquista dos seus direitos, condições de igualdade e pelo fim da violência contra as mulheres.


21 de Março
A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 21 de março, como o Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial, no ano de 1960.
A medida foi tomada em memória ao massacre que matou negros e negras que protestavam contra a lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular, na África do Sul.
A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão, cerca de 20 mil pessoas. 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como massacre de Sharperville.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post