Imbuídas da resistência e ousadia das nossas ancestrais e irmanadas com mulheres negras de diferentes regiões do Brasil, no próximo dia 21 de março, mulheres negras de diversos grupos, movimentos e coletivas da Paraíba estarão reunidas no Centro Histórico de João Pessoa, para o Lançamento da II Marcha das Mulheres Negras, que ocorrerá em 2025.
A Marcha foi idealizada por Nilma Bentes, engenheira agrônoma do Pará, escritora e ativista pelos direitos das mulheres negras, e ocorreu em 2015, em Brasília, reunindo cerca de 100 mil mulheres.
Considerando a importância desse marco para o Movimento de Mulheres Negras do Brasil, a AMNB, a Rede de Mulheres Negras do NE e a Rede Fulanas – Negras da Amazônia, além de várias outras organizações e articulações de mulheres negras e quilombolas, entendem que é necessário marcar os 10 anos da marcha, com a realização da II Marcha, projetando colocar 1 milhão de mulheres negras nas ruas de Brasília em 2025.
E a Paraíba não podia ficar de fora dessa mobilização. Assim, o lançamento está sendo articulado por um conjunto de organizações que têm sustentado a pauta racial no Estado.
O lançamento da Marcha faz parte da agenda do Março de Lutas e ocorrerá de forma híbrida, simultâneamente em diferentes regiões do Brasil, a partir das 17h, em mobilizações presenciais e às 19h, com a tranmissão de uma live que será assistida conjuntamente. No momento da realização das ações e da live, as organizações e ativistas negras também irão fazer publicações em suas redes sociais.
CONVIDAMOS vocês a estarem conosco nesse movimento, participando do CAFÉ das PRETAS, com muita música, poesia e batuques, para reacender a chama do ativismo, pelo fim do racismo, por reparação e bem viver!
Data: 21 de março (quinta-feira)
Hora: 16h às 21h
Local: Sede do Baque Mulher, no Casarão Azul da Praça Antenor Navarro, Centro Histórico de João Pessoa-PB
Tragam sua alegria, seus instrumentos musicais, suas bandeiras, seus turbantes, comidinhas para partilhar e muita disposição!