Seis anos de existência! Tanto para celebrar, para avançar, conquistar, lutar, resistir… Há seis anos, com a permissão da nossa Ancestralidade, no dia 14 de maio de 2016, em um lindo sábado de Sol, na cidade de João Pessoa/PB, ainda sob o impacto do golpe político, ELAS, as mulheres negras, descendentes de Dandara, Margarida, Zeferina, Ana, Carolina, Teresa, Josefa, Gertrudes, Dadá, Lélia, Aqualtune, Maria, Joaquina e de tantas outras, em continuidade à Marcha das Mulheres Negras/2015, se reencontraram, se acolheram e se reconheceram em um “ENCONTRO PRECIOSO”.
E com convicção reafirmaram que a defesa da justiça social, dos direitos humanos, da Democracia, da equidade, da liberdade e do Bem Viver devia permanecer firme pelas mãos, luta e ousadia das mulheres negras na Paraíba. Decidiram assim, se constituir como uma COLETIVA. Sim, a primeira COLETIVA no estado da Paraíba.Na leveza do momento, sob os ventos de Oyá, banhada nas águas de Iemanjá, na convergência de sentimentos e confluência de ideias, NASCEU! A ABAYOMI – COLETIVA DE MULHERES NEGRAS NA PARAÍBA.
A todas as mulheres negras que participaram dessa construção em algum momento, agradecemos. E a todas que permanecem fazendo a Abayomi – PB, adúpé, A Abayomi não para. A história ainda está em construção… A organização é exatamente o que seu nome significa. Nesse percurso, teve que se reinventar, se rasgar em retalhos, tecer o que foi possível para continuar inteira, por isso seu sobrenome é RESISTÊNCIA!