No último sábado (13), a Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba realizou a 6a Edição do Buyìn Dudu: Recontando nossas histórias, na Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa-PB.
Trata-se de uma honraria negra concedida a mulheres negras da/na Paraíba em reconhecimento a suas trajetórias de luta em diferentes setores da sociedade.
Foram homenageadas 05 mulheres negras de três municípios da Paraíba: João Pessoa, Alagoa Grande e Pilar. São elas:
- Mãe Renilda Albuquerque (Iyalorixá)
- Maísa Félix (Delegada)
- Elza Ursulino (Quilombola)
- Graça Silva (Professora)
- Norma Góes (Atriz)
Todas donas de trajetórias marcadas por uma atuação na afirmação da identidade negra, defesa de direitos humanos e enfrentamento ao racismo.
O evento contou a participação de Hildevânia Macedo, Tânia Correia e a vereadora Jô Oliveira, todas homenageadas em outras edições do Buyìn Dudu, que compartilharam a experiência de receber essa honraria e destacaram a importância dessa atividade para o fortalecimento das trajetórias das mulheres negras no Estado.
O Buyìn Dudu é realizado sempre no mês de julho, em alusão à celebração do 25 de julho: Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Brasil e Dia Internacional das Mulheres Negras, Latino Americanas e Caribenhas. Essa data está inserida na agenda local e regional das mulheres negras. Em 2024 a Paraíba realiza a 26ª edição do 25 de Julho, e a Rede de Mulheres Negras do Nordeste, a 12ª edição do Julho das Pretas.
A cerimônia de entrega da honraria negra é um momento afirmativo da luta das mulheres negras, um “encontro precioso” de visitação das memórias, contadas em vídeo-documentário por familiares e amigos/as das homenageadas.
Na cerimônia contamos com a performance de abertura de Tutu Carvalho e apresentação artístico-cultural do grupo de Coco e Ciranda “AS CAIANAS”, composto por mulheres quilombolas de Caiana dos Crioulos (Alagoa Grande-PB).