Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba Uncategorized Abayomi PB realizou a 6a Edição do Buyìn Dudu: Recontando Nossas Histórias, em João Pessoa-PB

Abayomi PB realizou a 6a Edição do Buyìn Dudu: Recontando Nossas Histórias, em João Pessoa-PB


No último sábado (13), a Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba realizou a 6a Edição do Buyìn Dudu: Recontando nossas histórias, na Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa-PB.

Trata-se de uma honraria negra concedida a mulheres negras da/na Paraíba em reconhecimento a suas trajetórias de luta em diferentes setores da sociedade.

Foram homenageadas 05 mulheres negras de três municípios da Paraíba: João Pessoa, Alagoa Grande e Pilar. São elas:

  1. Mãe Renilda Albuquerque (Iyalorixá)
  2. Maísa Félix (Delegada)
  3. Elza Ursulino (Quilombola)
  4. Graça Silva (Professora)
  5. Norma Góes (Atriz)

Todas donas de trajetórias marcadas por uma atuação na afirmação da identidade negra, defesa de direitos humanos e enfrentamento ao racismo.

O evento contou a participação de Hildevânia Macedo, Tânia Correia e a vereadora Jô Oliveira, todas homenageadas em outras edições do Buyìn Dudu, que compartilharam a experiência de receber essa honraria e destacaram a importância dessa atividade para o fortalecimento das trajetórias das mulheres negras no Estado.

O Buyìn Dudu é realizado sempre no mês de julho, em alusão à celebração do 25 de julho: Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Brasil e Dia Internacional das Mulheres Negras, Latino Americanas e Caribenhas. Essa data está inserida na agenda local e regional das mulheres negras. Em 2024 a Paraíba realiza a 26ª edição do 25 de Julho, e a Rede de Mulheres Negras do Nordeste, a 12ª edição do Julho das Pretas.

A cerimônia de entrega da honraria negra é um momento afirmativo da luta das mulheres negras, um “encontro precioso” de visitação das memórias, contadas em vídeo-documentário por familiares e amigos/as das homenageadas.

Na cerimônia contamos com a performance de abertura de Tutu Carvalho e apresentação artístico-cultural do grupo de Coco e Ciranda “AS CAIANAS”, composto por mulheres quilombolas de Caiana dos Crioulos (Alagoa Grande-PB).


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post