A Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba realiza neste final de semana atividades nos municípios de Santa Rita e Conde. As ações fazem parte do projeto “Obirim Dudu: movimentando as estruturas contra o racismo”, que conta com o apoio do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras Marielle Franco, do Fundo para Equidade Racial Baobá. A Abayomi foi fundada há 4 anos na Paraíba. É uma organização de mulheres negras e feministas que lutam contra o racismo, a violência e pelo bem viver.
As atividades têm como objetivo repassar informações para prevenção do novo coronavírus, e assim, minimizar os impactos da Covid19 na vida das mulheres negras, residentes nestes territórios. A primeira atividade será realizada no sábado (17), às 14h, em Santa Rita, com o grupo de mulheres negras da comunidade de Marcos Moura. Em seguida, às 16h, a reunião será realizada no terreiro de Mãe Mocinha de Oxum, também em Marcos Moura. No domingo (18), às 9h, a Abayomi estará presente em mais uma ação, desta vez no quilombo do Ipiranga, no Conde, e terá como anfitriã a Mestra Ana do Coco.
Segundo dados repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Consórcio de Imprensa, mais de 150 mil pessoas já morreram vítimas da Covid19 no Brasil e 5.176.524 foram diagnosticados com a doença. Na Paraíba são 127.456 casos confirmados e mais de 2 mil óbitos. Estudo do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde da PUC no Rio de Janeiro indica que negros morrem mais do que brancos na pandemia no Brasil, cerca de 54%, de acordo com levantamento realizado em maio com cerca de 30 mil casos, baseado em dados do Ministério da Saúde.
Fonte: Boletim da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, G1 e ONU Mulheres.